Guia Rápido de Como Começar a Usar Energia Solar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Para instalar o sistema fotovoltaico será necessário adquirir painéis solares e contratar uma equipe especializada para instalação.

Confira abaixo o passo-a-passo sobre como seu imóvel vai gerar energia solar e economizar até 95% na conta de luz.

1 – O imóvel deve estar em cidade com forte incidência solar

Parece óbvio, mas o primeiro passo para instalar um sistema fotovoltaico é garantir que a incidência solar seja abundante. Quanto maior a capacidade solar da região, melhor será a geração de energia solar do seu imóvel.

O Brasil está localizado no chamado “cinturão do Sol”, a faixa que segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar concentra os maiores valores de irradiação solar, com média de 5.7 kWh/m².

2 – Painéis solares de marcas consolidadas no mercado evitam riscos

Os painéis solares são uma tecnologia avançada feita por módulos solares compostos de células fotovoltaicas. Para que o tratamento químico seja de qualidade, a fornecedora de equipamentos deve estar consolidada no mercado.

Além disso, a instalação do sistema fotovoltaico depende de grande segurança da equipe instaladora e deve estar devidamente certificada.

3 – Faça um investimento à vista ou financiado

Além de adquirir o sistema fotovoltaico à vista, é possível optar por diversas linhas de financiamento de energia solar, disponíveis no Brasil por bancos públicos e privados, como Banco Santander, Banco do Brasil, SICOOB, Unicred ou BNDES, FCO ou FOMENTAR. 

Leia também: 5 Garantias que Energia Solar é um Investimento Seguro

4 – O medidor de energia do imóvel deverá ser trocado

Após concluir a compra e instalar o sistema fotovoltaico no imóvel, a concessionária de energia local verificará as condições de instalação e fará a substituição do medidor de energia elétrica por outro digital, que registrará a energia consumida e o excesso gerado pelos painéis solares.

5 – Controle da geração de energia pelo celular

pexels-photo-1251853

O excesso de energia solar gerado ficará como créditos na concessionária de energia para suprir a demanda de consumo a noite ou em dias nublados. Você poderá monitorar facilmente a geração de energia solar do sistema fotovoltaico através do próprio Smartphone. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procurar no Site

Últimas do Blog

Quanto Custa Instalar Energia Solar?

A energia solar é uma das maneiras de economizar energia mais rentáveis do mercado. Tendo em vista sua economia mensal de até 95%, o o retorno financeiro garantido, a durabilidade

Ver Post »