Energia Solar para Residência: Entenda Por que Vale Tanto a Pena

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

A energia solar cresce a cada dia. Só em 2019 foram instalados mais de 100 mil sistemas de geração distribuída no Brasil. O alto índice considera a geração de energia elétrica em residências, empresas, indústria, comércio e fazendas. Esses proprietários entenderam os benefícios de mudar para energia solar e já estão reduzindo a fatura de energia.

Os dados comprovam que energia solar é muito vantajosa e vale a pena mesmo. Neste texto, vamos ter a certeza dos principais fatores que estão levando os consumidores a se livrarem da conta de energia cara e finalmente exercerem o direito de economizarem.

Confira abaixo as 7 principais provas que energia solar para residências vale a pena:

1 – Redução do valor na conta de energia

A principal vantagem de colocar energia solar em casa é a redução rápida na conta de energia. Já no primeiro mês após a instalação, a residência gera a própria energia elétrica e a conta de luz cai até 95% em relação ao valor pago anteriormente.

Então, uma conta de energia que custava, por exemplo, R$1.000,00 vai passar a custar menos de R$150,00, que será o valor mínimo cobrado pela distribuidora de energia local para armazenar o que sobra da produção de energia solar em residências.

2 – Maior controle financeiro

O valor que você paga de energia elétrica hoje pode ser transformado em novas oportunidades de investimento, sobretudo em áreas da vida que realmente importam. Ao diminuir até 95% dessa despesa, fica fácil controlar o dinheiro e começar a investir em viagens internacionais, trocar o carro ou em mais lazer com a família.

Além disso, a energia solar para residência proporciona a independência do consumidor, que fica praticamente livre da distribuidora de energia e, com isso, tem de volta seu direito de usar o dinheiro da forma que quiser.

3 – Livre utilização de eletrodomésticos

Normalmente, o sistema fotovoltaico é conectado ao painel de luz da residência. Isso significa que todos os eletrodomésticos são abastecidos completamente, até mesmo aqueles que consomem mais energia elétrica e são vilões na conta do fim do mês, como o chuveiro elétrico, o micro-ondas e o ar-condicionado.

Mesmo à noite, quando o sistema fotovoltaico não tem luz do sol para gerar energia elétrica, os créditos que foram produzidos durante o dia voltam para a residência e abastecem todos os eletrodomésticos.

4 – Bom custo-benefício

A energia solar em residência tem baixo custo quando comparado a vida útil do sistema fotovoltaico. Sabe-se que as placas solares têm durabilidade mínima de 25 anos e que uma manutenção adequada e periódica, pode fazer com que elas durem mais.

Após o pagamento total das parcelas, o consumidor só economiza e garante energia elétrica pelas próximas duas décadas. E, se tiver outros imóveis com a mesma titularidade, será possível compartilhar os créditos excedidos nos outros locais, como empresas ou residências.

Leia também: https://awrsolar.com.br/quanto-custa-instalar-energia-solar/

5 – Retorno do investimento em curto prazo

O retorno do investimento em energia solar, comumente chamado de “PayBack” pelos especialistas, gira em torno de 3 a 6 anos depois da instalação. O que quer dizer que, em poucos anos, a economia de energia vai equivaler ao preço pago no sistema fotovoltaico.

Quando comparado aos 25 anos de durabilidade do sistema, fica fácil concordar que os 3 a 6 anos de payback são curtos diante dos grandes benefícios da energia solar.

6 – Manutenção simples e barata

Outra grande vantagem em instalar esse sistema avançado de geração de energia é a sua manutenção praticamente inexistente.

As placas solares precisam apenas de aperto de parafusos e limpeza periódica, já que poeira ou outras sujidades atrapalham no desempenho do equipamento.

É recomendada que sejam feitas manutenções semestrais e de preferência com a própria equipe instaladora do sistema fotovoltaico, já que o contato inadequado pode gerar fissuras nas placas solares.

7 – Casa sustentável

Quem não quer ter uma casa gerando energia limpa, gratuita ou que ajuda o meio ambiente? A sustentabilidade é a preocupação mais atual e urgente da sociedade e quem tem condições de sair na frente para adquirir essa tecnologia, deve usá-la o quanto antes.

O sistema fotovoltaico além de descartar o uso de petróleo ou água para geração de energia elétrica, também reduz a emissão de gás carbônico na atmosfera e seus 25 anos de uso não vão produzir poluentes para o planeta.

Agora que você já tem certeza que energia solar vale mesmo a pena e que seu retorno é garantido, o próximo passo vai ser calcular quantas placas solares são ideais para sua casa.

O uso de energias renováveis cresce a cada ano e é claro que o futuro vai ser movido a energia solar. Faça seu orçamento sem compromisso agora mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Procurar no Site

Últimas do Blog

Quanto Custa Instalar Energia Solar?

A energia solar é uma das maneiras de economizar energia mais rentáveis do mercado. Tendo em vista sua economia mensal de até 95%, o o retorno financeiro garantido, a durabilidade

Ver Post »